Cidade de Agadir no Marrocos

Agadir

Agadir é uma cidade costeira marroquina com cerca de 250 mil habitantes. É conhecida pela sua animada noite e pelas bonitas praias que lhe estão próximas. Culturalmente é uma cidade pouco conservadora, habituada a visitantes ocidentais que enchem o seu centro.

Quem visitar Agadir não deverá esperar encontrar uma cidade histórica. A antiga Agadir morreu naquele trágico dia de 1960. Foi a 29 de Fevereiro  que a terra tremeu. Cerca de 15 mil pessoas, um terço da população da cidade naquela altura, perderam a vida. Quase todos os sobreviventes ficaram sem casa. Nada restou da cidade, que foi reconstruída, dando origem ao mais moderno pólo urbano do país.

Hoje, é um local muito apreciado pelos viajantes mais jovens, que aqui podem descontrair, divertir-se e fazer praia. Para além da animação existente na cidade há uma série de passeios que se podem fazer, desde a praia de Taghazout, talvez o melhor spot de surf do país, até ao Vale do Paraíso com as suas piscinas naturais e quedas de água.

O seu clima é geralmente agradável, beneficiando da sua posição costeira para ter verões frescos e invernos amenos.

Tem excelentes ligações com o resto do país, apesar de não ser servida por caminhos-de-ferro, sendo dotada de um aeroporto internacional.

Todos os nossos tours desde Agadir

Nossas viagens no Marrocos

  • Adequados a mulheres.
  • Adequados a crianças.
  • Motoristas responsáveis.
  • Falamos português-inglês-francês-espanhol.

O que visitar

O que ver e fazer em Agadir

Kasbah de Agadir

A cerca de 7 km a nordeste do centro de Agadir encontra-se o seu kasbah, uma das poucas estruturas que sobreviveu parcialmente ao sismo de 1960.Foi construído inicialmente em 1541, num ponto em que os portugueses tinham construído uma fortificação, tomada pelos marroquinos cinco anos antes.  Em meados do século XVIII foi totalmente renovado, tendo chegado a ser habitado por trezentas pessoas. Antes do tremor de terra o kasbah albergava um hospital, uma mesquita, uma pequena judiaria,  o edifício do tesouro e sede dos correios, diversos túmulos históricos e áreas residenciais. 

Marina

A Marina de Agadir poderia bem encontrar-se no Dubai. Fica entre o porto comercial e a praia e transpira luxo e sofisticação. É um local animado, dos mais modernos da cidade, existindo ali  bares, restaurantes e apartamentos de luxo. Podem-se ver centros comerciais e lojas conceituadas. Daqui partem cruzeiros turísticos que prometem um dia animado no mar. Se preferir ficar em terra, é o local ideal para um passeio a pé.

Porto de  Pesca

No porto de pesca de Agadir poderá observar as embarcações utilizadas para a captura de pescado ao largo da costa marroquina. Algumas delas são bastante tradicionais, e é interessante compará-las com os modernos navios que se encontram no mesmo local. É o local ideal para comprar peixe e marisco fresco, mas não é aconselhável a quem for sensível a odores fortes.

Museu Memória de Agadir

Este pacato museu conta a história de Agadir através de fotografias, recortes de jornais e documentos diversos. É ao mesmo tempo um memorial às vítimas do sismo de 1960. O seu jardim é um oásis de tranquilidade no seio da cidade.

Museu Municipal de Património Amazigh

Este museu visa a preservação do património cultural berbere. A sua exposição conta com secções dedicadas a tapeçaria, roupas tradicionais, instrumentos musicais, joalharia e documentos. 

Museu Bert Flint

Um pequeno museu baseado na colecção privada de Bert Flint, um holandês que dedicou parte da sua vida a reunir artefactos tradicionais marroquinos. Aqui encontrará roupas tradicionais, peças de joalharia, mobiliário e outros objectos de artes aplicadas e de utilização quotidiana na vida tradicional.

Mesquitas de Agadir

Apesar dos visitantes que não sejam muçulmanos não poderem entrar nas mesquitas, será sempre interessante observá-las de fora. As mais vistosas, apesar de serem relativamente recentes,  são as mesquitas Mohamed V e Loubnan. 

Parque Vallée des Oiseaux

Localizado no centro da cidade, este parque pode ser uma excelente rota para caminhar até à praia. Aqui encontrará uma zona dedicada às aves, com espécies oriundas de África e da Europa,  assim como um pequeno jardim zoológico. Entre os animais que ali se podem observar contam-se macacos, cabras, lamas e wallabies. É uma área tranquila e muito apreciada nos dias quentes, pelas amplas áreas de sombra que oferece. E o melhor é que a entrada é gratuita.

Corniche

A Corniche é a marginal, acompanhando a linha da costa ao longo da praia. É um local agradável para um passeio a pé, com muita animação. Existem vendedores de rua, restaurantes e cafés, que se tornam especialmente concorridos ao serão.

Centro de Artesanato

Conhecido localmente como Ensemble Artisan este centro de artesanato é um local bastante turístico mas é ideal para ver uma série de métodos de artesanato tradicionais de Marrocos e comprar umas quantas recordações. Os têxteis, a cerâmica, os trabalhos em madeira, a manufactura de mosaicos são algumas das artes artesanais que podem aqui ser observadas.

Praia

Apesar de existirem praias para todos os gostos na área de Agadir, poderá preferir passar algumas horas no areal que se encontram directamente na cidade. A praia de Agadir, com 10 km de comprimento, tem águas surpreendentemente limpas, considerado a proximidade do cidade, e está dotada com todas as infra-estruturas que se esperam encontrar numa boa praia: cafés, restaurantes, guardas e salva-vidas, balneários.

Medina de Agadir

Como vimos, pouco sobrou da antiga Agadir e a medina foi completamente arrasada pelo sismo de 1960. Contudo, foi construída uma réplica, a que se chamou de Nova Medina. O projecto, iniciado em 1991, foi dirigido pelo arquitecto italiano Coco Polizzi, que usou materiais e conceitos encontrados na medina original. Para visitar será necessário comprar um ingresso de 40 MAD.

Souk El Had

Os apreciadores de mercados não deverão deixar de fazer uma visita a este souk localizado em Agadir. É um tradicional mercado marroquino, dividido por áreas distintas, cada qual dominada por um tipo de produtos. Com 6.000 lojas será o maior mercado de Marrocos. Desde utensílios de cozinha, até brinquedos, passando por joalharia, produtos em madeira, frutas, vegetais, especiarias, guloseimas… tudo pode ser encontrado neste souk, e mesmo que não planeie comprar nada, a animação e a cor valerão a visita.

Boulevard Mohammed V

Trata-se da rua mais animada de Agadir. É o local ideal para fazer compras, estando ladeada por lojas e restaurantes. Observe a arquitectura dos edifícios nesta rua e encontrará os traços do estilo nacional. 

A Grande Roda de Agadir

A Grande Roda encontra-se junto à praia e à corniche sendo uma popular forma de apreciar a cidade a sua envolvência numa perspectiva diferente. A roda está disponível durante o dia e ao serão, mas é especialmente apreciada depois do pôr-do-sol. 

Crocopark

Como o nome indica, trata-se de um parque dedicado a crocodilos. No seu interior o visitante encontra um percurso de 600 metros, que o levará através de vários jardins temáticos onde com toda a segurança poderá observar os enormes répteis. Vivem aqui centenas de crocodilos de diversas espécies, mas os principais hóspedes são os Crocodilos do Nilo, que chegam a medir 7 metros de comprimento. Fica um pouco afastado do centro da cidade. Um táxi deverá custar cerca de 300 MAD e a entrada vale 70 MAD.

Nos arredores de Agadir…

Vale do Paraíso

Este bonito vale, a uns 45 minutos de carro de Agadir, localiza-se no sopé das montanhas do Atlas. Pode-se aqui caminhar até atingir uma série de piscinas naturais. A água é de um azul turquesa incrível e existem quedas de água no local. Encontram-se ali uma série de vendedores e há um pequeno restaurante.

Parque Nacional Souss-Massa

Este parque é especialmente apreciado pelos amantes da observação de aves, que aqui podem avistar cerca de cem espécies diferentes, para além de trinta espécies de mamíferos e trinta e cinco espécies de répteis e anfíbios. Estende-se por 330 km2, desde o rio Souss, a norte, até à laguna de Massa, a sul. Foi criado em 1991 e para além das aves o visitante poderá observar na área do parque impressionantes arribas, dunas, florestas e estepe costeira. A norte existe um trilho de caminhada bem demarcado. 

Taghazout

Taghazout, uma antiga comunidade piscatória, é uma zona balnear localizada a cerca de 20 a sul de Agadir. É considerado o melhor local para praticar surf em Marrocos. Ideal para descansar durante alguns dias. Para aqui chegar tome os autocarros #32 ou #33, que passam a cada 30 minutos e demoram cerca de 45 minutos para chegar a Taghazout.

Sidi R’bat

Sidi R’bat é uma pequena aldeia de pescadores a cerca de hora e meia de viagem a sul de Agadir. É o local ideal para quem procura evitara multidão de turistas. Ali se encontra uma bonita praia, um palmeiral e uma comunidade tradicional. O Parque Nacional Souss-Massa encontra-se nas proximidades. 

Como Chegar a Agadir

  1. Agadir tem um aeroporto internacional com ligações para diversas cidades europeias.
  2. Para chegar ao centro da cidade desde o aeroporto, espere pagar cerca de 200 MAD durante o dia ou 300 MAD se chegar à noite.
  3. O terminal rodoviário de Agadir localiza-se a cerca de 2 km do centro e 5 km da praia.
  4. Este terminal oferece ligações entre Agadir e quase todas as principais cidades marroquinas e é usado pelas duas principais companhias de autocarros de Marrocos: a CTM e a Supratours.
  5. Para viajar desde o terminal rodoviário até ao centro da cidade deverá pagar 15 a 20 MAD.
  6. Não existe comboio em Agadir.
Abrir chat
Posso ajudar?
Oi, sou o Omar, e estou aqui para ajudar você a reservar sua viagem no Marrocos. Venha daí! Como posso ajudar?