Cidade de Casablanca no Marrocos

Casablanca

Casablanca

A cidade de Casablanca, com 4.3 milhões de habitantes, é a maior de Marrocos, não sendo contudo a capital do país. 

Para os estrangeiros será para sempre associada ao filme Casablanca, talvez o mais visto de todos os tempos da história do cinema. Mas a Casablanca que as pessoas idealizam ao ver o filme já não existe. Longe da cidade misteriosa retratada na película, Casablanca é hoje uma cidade moderna, dotada de um dos maiores portos artificiais do mundo.

Contudo tem ainda motivos de interesse que justifiquem visitar Casablanca. Encontra-se aqui uma das maiores mesquitas do mundo e a única em Marrocos que pode ser visitada por quem não for muçulmano. Tem também uma concentração notável de arquitectura Art Deco e uma medina que não sendo das maiores do país tem o seu encanto.

Pela sua posição junto à orla marítima, Casablanca oferece um excelente clima ao longo de todo o ano. Tem invernos amenos e no verão, quando as temperaturas se tornam insuportáveis para o interior, é refrescada pela brisa marítima.

Todos os nossos tours desde Casablanca

Nossas viagens no Marrocos

  • Adequados a mulheres.
  • Adequados a crianças.
  • Motoristas responsáveis.
  • Falamos português-inglês-francês-espanhol.
Casablanca header

O que visitar

O que ver e fazer em Casablanca

Mesquita Hassan II

A Mesquita Hassan II é o principal ponto de interesse para os visitantes de Casablanca. Trata-se de uma das maiores mesquitas do mundo. Foram precisos mais de seis anos para a sua conclusão e na complexa decoração da estrutura estiveram envolvidos cerca de seis mil artesãos.  No seu interior cabem 25 mil fiéis, com espaço para mais 80 mil pessoas no recinto exterior. O seu minarete atinge os 210 metros de altura.  Felizmente a beleza que encerra pode ser admirada por toda a gente, sendo a única mesquita de Marrocos onde não é necessário ser muçulmano para entrar. A mesquita beneficia também da sua localização à beira-mar, enquadrando-se lindamente na paisagem envolvente.

Rick’s Café

Muitas pessoas acreditam que foi neste local que foi filmado parte significativa do filme Casablanca, um filme cuja maioria da acção tem lugar num café supostamente nesta cidade. Mas  não. As filmagens tiveram lugar em Hollywood e o estabelecimento que hoje podemos visitar é uma alegoria temática. Não deixa de ter o seu charme e a comida servida é de excelente qualidade. 

Medina

O bairro mais antigo de Casablanca não tem as dimensões nem a espectacularidade dos núcleos históricos de Fes ou Marraquexe mas mesmo assim deverá ser visitado. Datando essencialmente do século XIX, a medina vale pelo seu todo, pela atmosfera que aqui se vive e não tanto por qualquer edifício notável que ali se encontre. 

Torre do Relógio 

Junto a uma das principais entradas na medina, o Bab Marrakech encontra-se a torre do relógio. A estrutura, que à noite é intensamente iluminada, foi originalmente construída em 1911. Contudo, com o passar dos anos foi sendo negligenciada, até que por volta de 1950 foi demolida. A torre que hoje aqui vemos foi reconstruída, como uma réplica fiel da original, em 1993. 

Museu Abderrahman Slaoui

Este museu é administrado pela fundação Abderrahman Slaoui e o seu espólio é essencialmente composto pela colecção formada pela pessoa que lhe deu nome. Abderrahman Slaoui foi um homem de negócios e coleccionador de arte que faleceu em 2001. O museu encontra-se alojado num interessante edifício Art Deco e no seu interior podemos ver salas dedicadas a uma série de temas: joalharia de ouro, joalharia berbere, pinturas de Muhammad Ben Ali Ribati, posters orientalistas, cerâmica de Fes e aquilo a que o museu chama de “curiosidades”. Para além disto existem sempre exposições temporárias. O museu está aberto de Terça-feira a Sábado e a entrada custa 30 MAD.

Igreja do Sagrado Coração

Esta igreja, construída na década de 30 do século passado, deixou de ser usada como local de culto há algum tempo.  É hoje um vibrante centro cultural, onde se organizam exposições temporárias e concertos musicais. É também um excelente exemplar de arquitectura, numa fusão dos estilos Gótico e Art Deco. 

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes

Construída no período final do controle francês de Marrocos, na década de 50, esta igreja é um bom exemplo de arquitectura Brutalista, distinguindo-se pelos impressionantes painéis de vitrais.

Cinema Rialto

Construído em 1929 segundo um plano do arquitecto francês Pierre Jabin, o Cinema Rialto é dos mais antigos de Marrocos. O edifício é um perfeito exemplo da aplicação dos princípios do estilo Art Deco, muito utilizado em Casablanca. O Cinema Rialto é um símbolo de uma época e aqui actuaram artistas como Edith Piaf, Charles Aznavour e Josephine Baker. Nos dias de hoje mantém-se em actividade. 

Sede dos Correios

O principal posto de correios de Casablanca encontra-se na praça Mohammed V. Foi construído por volta de 1900 por Adrien Laforgue , que se inspirou no edíficio dos Correios de Algiers. Seguiu os preceitos da arquitectura colonial francesa associada à influência local, resultando numa harmoniosa obra Neo-Mourisca. Uma vez no interior observe os detalhes em estilo Art Deco. 

Praia Ain Diab

Chegar a esta praia urbana é relativamente simples. Basta apanhar o eléctrico para o terminal Casa. Para ir a banhos não é uma praia especialmente boa, mas o passeio ao longo da Corniche é agradável e permite observar pessoas, apreciar o sol e comer qualquer coisa dos vendedores ambulantes.  Se preferir pode usar umas das esplanadas dos muitos cafés existentes na área ou entrar mesmo num dos clubes de praia, com preços elevados mas oferecendo todas as mordomias.

Bairro Habous

O quartier Habous foi construído pelos franceses na década de 30 do século passado. Pretendiam os governantes resolver um problema de habitação, com o esgotamento da capacidade da medina para albergar o número crescente de habitantes da cidade. Trata-se de uma zona interessante, composta por edifícios que combinam as tradições arquitectónicas europeias e marroquinas. A Nova Medina, como foi chamada, tem uma série de mercados de rua e um ambiente muito próprio. 

Praça Mohammed V

Esta é a principal praça de Casablanca e o centro de governação da cidade. Distingue-se aqui o edifício do tribunal, construído por volta de 1920, assim como o banco Al Maghrib e o palácio do governador, o Wilaya. À noite é especialmente interessante, com uma iluminação bem conseguida que realça as fontes decorativas que se encontram no seu centro. 

Museu do Judaismo Marroquino

Um pouco afastado do centro, o Museu do Judaismo Marroquino é dedicado à vasta comunidade judia que viveu em Marrocos. Esta presença foi especialmente intensa desde a expulsão dos judeus de Portugal e Espanha até à fundação do moderno Estado de Israel. Ao longo desses 500 anos os judeus deixaram a sua marca em Marrocos e neste museu poderemos aprender sobre a relação entre eles e as comunidades locais e observar os testemunhos desse passado.  Trata-se provavelmente do único museu judeu nos países de língua árabe. Abre todos os dias excepto aos Sábados e o ingresso custa 50 MAD.

Nos Arredores de Casablanca…

Azemmour

Localizada a 75 km de Casablanca, esta bonita cidade costeira que se ergue junto à margem do rio Aïn Diab pode ser um bom destino para passar um dia afastado da grande metrópole. As muralhas de Azemoour foram construídas pelos portugueses e são hoje usadas como expositor de arte urbana. Deverá explorar a medina e a mellah, o antigo bairro judeu. Se tiver um carro ao seu dispor visite o farol histórico de Sidi Boubeker, a 5 km da cidade.

El Jadida

El Jadida, também conhecida como “A Cidade Portuguesa”, é um dos nove locais considerados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O seu núcleo histórico, criado pelos portugueses, é composto por uma série de ruas dispostas numa planta geométrica. Está rodeado de muralhas e apesar de não ser muito grande é fascinante.  Localiza-se a sul, ficando a pouca distância para além de Azemmour.

Sale 

Sale fica próximo de Rabat, a 90 km de Casablanca. É uma pequena cidade histórica, fundada por berberes no início do século XI e transformada numa importante base de piratas no século XVII. Não perca aqui uma visita exterior à Grande Mesquita e aprecie os portões da cidade, especialmente o Bab El-Mrisa.

Rabat

Rabat, a capital de Marrocos, fica a apenas 90 km de Casablanca e uma viagem de comboio entre as duas cidades leva menos de uma hora. Sendo uma das capitais imperiais de Marrocos, Rabat tem muito para ver, especialmente na sua medina. Tratando-se também uma cidade costeira é um óptimo destino de verão.

Como Chegar a Casablanca

  1. Casablanca será talvez a cidade marroquina com melhores ligações nacionais e internacionais, devido ao seu elevado número de habitantes.
  2. Das suas modernas estações de comboios (trens) saem composições para quase toda a rede de caminhos-de-ferro do país, incluindo Meknes, Fes, Marraquexe e Tânger.
  3. A principal estação de autocarros, localizada no centro de Casablanca, tem rotas para todas as principais cidades do país e mesmo para alguns destinos europeus.
  4. Quanto a ligações aéreas, o aeroporto Mohammed V, nos arredores de Casablanca, é o mais activo de Marrocos.
  5. Existem inúmeras ligações para a Europa e para o resto do mundo e a Royal Air Maroc opera para um considerável número de aeroportos espalhados por todo o país.
  6. O aeroporto está ligado à cidade por uma linha de comboio rápida, eficiente e relativamente económica.
Abrir chat
Posso ajudar?
Oi, sou o Omar, e estou aqui para ajudar você a reservar sua viagem no Marrocos. Venha daí! Como posso ajudar?