Cidade de Tânger no Marrocos

Cidade de Tanger em Marrocos

Tânger

Tânger será a cidade marroquina fisicamente mais próxima da Europa, encontrando-se perto do canal de Gibraltar. É o ponto de entrada em Marrocos para muitos viajantes vindos de Espanha, especialmente aqueles que chegam ao país com uma viatura própria. 

A actual Tânger é fruto de uma mistura de influências ao longo dos tempos, com uma base magrebina que foi sendo diversificada pela presença portuguesa, espanhola e francesa. 

Visitar Tânger oferece uma excelente introdução a Marrocos, sendo habitual ver turistas estrangeiros nas suas ruas. Além disso está muito bem ligada a outros pontos do país, sendo fácil iniciar aqui uma viagem através de Marrocos. 

Quem vier no verão descobrirá que devido à sua localização Tânger mantém um clima relativamente fresco, com médias em Agosto na ordem dos 24 graus.

Todos os nossos tours desde Tânger

Nossas viagens no Marrocos

  • Adequados a mulheres.
  • Adequados a crianças.
  • Motoristas responsáveis.
  • Falamos português-inglês-francês-espanhol.
Tanger Marrocos

O que visitar

O que ver e fazer em Tânger

Medina

A medina de Tânger é um local animado que durante muito tempo preencheu o imaginário dos europeus. Afinal trata-se da medina geograficamente mais acessível aos ocidentais. 

Praça de França

Trata-se do coração da nova cidade, ou ville nouvelle. É um local animado, especialmente ao fim da tarde, e o ponto ideal para relaxar e observar as pessoas. As esplanadas existentes em redor da praça são frequentadas por muitos locais e o chá de menta é delicioso.

Igreja de Santo André

Esta igreja anglicana foi construída em 1894 num lote de terreno oferecido pelo próprio sultão Hassan. O templo está cheio de curiosidades, como a marca que indica a direcção de Meca num dos cantos e a Lord’s Prayer inscrita em árabe por detrás do altar. Se visitar não perca o pequeno cemitério, onde encontrará o túmulo do explorador Walter Harris e de muitos aviadores ingleses abatidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Museu da Fundação Lorin

Este museu exibe uma ampla colecção de fotografias antigas que ilustram a Tânger do passado, desde o século XIX até à primeira metade do século XX. Encontra-se associado a uma fundação de apoio a crianças desfavorecidas. Encontra-se hospedado numa antiga medina. Está aberto de Domingo a Sexta-feira, com uma pausa para a hora de almoço. A entrada é livre mas doações são bem vindas. 

Praia Bouhendia

A praia de Tânger não será das mais aconselhadas para nadar devido à poluição crónica das suas águas. Mas é um local excelente para descontrair e caminhar um pouco pelo areal. Ali existem inúmeros restaurantes e cafés, sendo uma área muito popular entre os locais.

Grande Mesquita

Apesar da entrada não ser permitida a quem não for muçulmano, valerá a pena visitar o exterior da Grande Mesquita de Tânger, localizada a curta distância do Petit Socco. O templo que ali vemos foi construído sobre os restos de uma antiga igreja portuguesa.

Sinagoga Nahon

Os dias em que viviam em Tânger 30 mil judeus e ali existiam dezassete sinagogas fazem parte do passado, mas ainda é possível encontrar alguns traços dessa presença. A sinagoga Nahon é actualmente a única aberta na cidade.  Foi construída no século XIX, encerrando na segunda metade do século XX e entrando em decadência física  até 1994. Nesse ano foi restaurada e abriu como museu.

Casa Barata

Um mercado louco onde tudo se pode comprar. Fica a poucos minutos de táxi do centro, apanhando-se os táxis partilhados para lá junto à igreja de Santo André. Para além dos fascinantes produtos à venda o visitante poderá deliciar-se com boa comida local, sugerindo-se experimentar uma sopa de favas, bessara.

Túmulo de Ibn Battuta

Ibn Battuta é um dos mais famosos viajantes de sempre, uma espécie de versão oriental de Marco Polo. Foi em Tânger que nasceu, no ano de 1304. Académico e juiz de profissão, deixou a sua carreira para conhecer mundo. Atravessou o norte de África e o Médio Oriente, a Rússia e a Ásia Central, chegando à China. Visitou a Índia e mesmo o Sri Lanka e andou pela África Oriental. Apenas em 1355 deu por terminadas as suas deambulações, passando o resto da sua vida a escrever as memórias de viagem. O seu túmulo encontra-se numa discreta esquina da medina de Tânger e poderá ser complicado encontrá-la sem a ajuda de um guia.

 Delegação Americana

A ligação entre Marrocos e os Estados Unidos é muito antiga. Marrocos foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência dos Estados Unidos e os norte-americanos abriram uma delegação aqui em 1821. Hoje em dia o edifício onde essa delegação se encontrava foi transformado em museu, contendo algumas peças de arte de valor, de autores como Paul Bowles, Eugene Delacroix, Yves Saint Laurent e James McBeay. Para além do recheio a própria mansão, de cinco pisos, merece uma visita. Encontra-se  na orla de medina, a sudoeste. Está aberto de Segunda-feira a Sábado. O bilhete simples custa 20 MAD e com uma visita guiada o valor sobe para os 50 MAD.

Kasbah

O kasbah de Tânger fica no topo de uma colina e ali se encontra o antigo palácio do sultão, construído no século XVII. É conhecido como o Dar El Makhzen e alberga um pequeno museu de arte e de história local. Para além da exposição uma visita ao local aconselha-se pois dali têm-se das melhores vistas de Tânger. Encontra-se aqui o Cafe Detroit, ponto de encontro de aventureiros ocidentais e residentes estrangeiros nos anos 60. Está aberto de Segunda-feira a Quarta-feira e o bilhete custa 20 MAD.

Grand Socco

Trata-se de uma ampla praça junto à entrada principal da medina, o portão Bab Fass. Aqui impera o caos e é nisso que reside o seu charme.  A qualquer hora do dia a confusão é enorme, com pessoas e veículos de todos os tipos que a cruzam. Para ter a melhor perspectiva da praça que foi outrora o principal mercado da cidade, suba ao La Terrasse, uma plataforma onde existe um café. 

Petit Socco

Esta pequena praça que hoje atrai tantos turistas devido aos bonitos edifícios que a rodeiam, foi em temos o centro de toda a actividade obscura de Tânger. Tráfico de drogas e prostituição eram as principais actividades de então mas hoje é um local excelente para beber um chá de menta e observar pessoas.

Nos arredores de Tânger….

Cap Spartel

Localizado a cerca de 11 km a oeste da cidade, o cabo Spartel tem uma particularidade: é o ponto mais a norte do continente africano. Existe no local um farol histórico e um café. O farol foi inaugurado em 1864 e ainda hoje está  activo. Infelizmente não está aberto ao público. Uma visita para ver o pôr-do-sol será ideal.

Grutas de Hércules

Próximo do cabo Spartel encontram-se as Grutas de Hércules. Estas grutas naturais foram usadas como habitação durante séculos. Mais recentemente os berberes que por ali habitavam usaram-nas como armazém de cereais.  Uma boa parte das grutas pode ser visitada livremente, mas para as explorar na integra há que pagar um ingresso de 5 MAD.

Asilah

Esta pequena cidade costeira é uma excelente opção para passar um dia afastado da confusão de Tânger. A sua medina é especialmente pitoresca e tem um agradável passeio junto ao mar. As casas brancas estão decoradas com elementos decorativos azuis e amarelos e algumas paredes foram adornadas com street art de qualidade. E para melhorar as coisas é muito simples ir até lá, basta apanhar o comboio directo deste Tânger. A viagem leva 45 minutos e o bilhete custa cerca de 20 MAD.

Tétouan

Tétouan fica apenas a 65 km de Tânger e a sua medina é um dos nove locais de Marrocos classificados de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Entre 1912 e 1956 foi capital do Protectorado Espanhol. Valerá portanto a pena fazer a viagem para uma visita mesmo que de apenas um dia. Poderá fazer a viagem de autocarro, com a CTM, ou mesmo de grand taxi.

Cabo Negro

Não muito longe de Tânger, leste, fica Cabo Negro, uma zona rica em praias mediterrânicas, que contudo fica algo congestionada nos meses de verão. Ali próximo encontra-se uma pitoresca aldeia piscatória que vale uma visita de caminho: M’Diq.

Como chegar a Tânger

  1. Tânger tem um aeroporto internacional, localizado nos seus arredores e usado por uma série de companhias aéreas europeias, como a Ryanair, a Transavia e a Vueling. Existem também ligações domésticas operadas pela Royal Air Maroc.
  2. As ligações por ferry desde Espanha são essenciais. Existem três rotas: de Algeciras, de Tarifa e de Barcelona, sendo que esta última não é especialmente popular. A travessia desde Algeciras leva cerca de meia hora e o bilhete custa uns 35 Euros. De Tarifa estes valores são mais ou menos os mesmos.
  3. A CTM, uma das duas principais empresas de autocarros de Marrocos, tem a sua estação junto ao terminal de ferries, e com a companhia é possível viajar desde Tânger para qualquer das principais cidades do país.
  4. Tânger tem uma estação ferroviária com comboios que ligam a cidade a Marraquexe e a Fes.
Abrir chat
Posso ajudar?
Oi, sou o Omar, e estou aqui para ajudar você a reservar sua viagem no Marrocos. Venha daí! Como posso ajudar?